FALTA DE ÉTICA NO JORNALISMO CASO ESCOLA DE BASE

sábado, 21 de abril de 2012



O Juri “Caso Escola de Base”

Por: Mário Sergio Ferreira


Caso Escola de Base , no dia 6 de Abril de 1994, grande parte da imprensa publicou, de forma irresponsável, uma serie de reportagens sobre 6 pessoas que estariam envolvidas no abuso sexual de crianças, as crianças eram alunas da escola de base, localizada em um tranqüilo bairro de são Paulo. Os acusados eram, Ichshiro Shimada e Maria Aparecida Shimada, donos da escola,  dois funcionários  e um casal de pais.


A Professora , Glaucia Chair,  da disciplina Legislação  e Ética  em Jornalismo, organizou equipes , para julgar o Caso Escola de Base em sala  de aula  com um júri de sete alunos , a equipe 4 representada pelo aluno Mario  Sergio acusava a imprensa, e a equipe 3 defendia a imprensa representada pela aluna Fatima Flores.


Ao final do debate, a equipe 4 mostrou que a imprensa  infligiu  o código de ética do Jornalismo nos  artigos 4 e 7 ,   foi mostrado para o júri  no debate que os jornalistas  foram sensacionalistas , e extrapolaram ao divulgar as noticias sem verificar a veracidade dos fatos e não respeitaram a privacidade , a honra e a imagem do cidadão ,  e usaram o jornalismo incitar a violência e intolerância, com as noticias espalhadas de forma sensacionalista e exaustiva, a população deu  s eu veredicto, revoltou-se com o caso e achou de fazer justiça com as próprias mãos , depredando e saqueando a escola , os donos forram presos injustamente , e depois foi provado  que todos eram inocentes, e a justiça  arquivou o inquérito por falta de prova, não havia  qualquer indicio de que a denuncia tivesse fundamento. Foi um exemplo de má conduta do jornalista dos anos 90.


Portanto , no julgamento feito em sala de aula coordenado pela professora Glaucia, o júri composto por sete alunos , deu seu voto vencendo a acusação a imprensa por 5 a 2 .

Lupa de Manaus

Blog Experimental dos alunos do 5º Período do curso de Jornalismo da Faculdade Boas Novas.

Postagens populares